Biomateriais em regeneração Óssea Guiada
Abstract
As perdas ósseas através da reabsorção alveolar têm início após exodontias ou perdas dentárias por outro motivo. Consequentemente a possibilidade de reabilitar com implantes é reduzida devido a esta falta de volume ósseo. Na presença de tal situação pode-se optar por vários procedimentos que visam obter largura e altura óssea que possibilitem a reabilitação com implantes, um destes procedimentos é a Regeneração Óssea Guiada (ROG). A ROG recorre a membranas que são utilizadas como barreiras físicas para criar um selamento total e obter um ambiente propício à neoformação óssea sem que haja invasão de células dos tecidos moles para o local onde está o defeito ou défice de tecido ósseo a ser regenerado.
Metodologia: Para realizar esta revisão bibliográfica foram realizadas várias pesquisas nas seguintes bases de dados online: NCBI, PubMed, SciELO, ResearchGate e Google Académico. Foram também consultados alguns livros para esclarecimento de algumas dúvidas quanto a alguns biomateriais. As palavras chave usadas foram as seguintes: guided bone regeneration, membranes, bone augmentation, bone grafts, periodontal regeneration, new bone formation PTFE-e, collagen, bio-oss.
Discussão: As membranas utilizadas em ROG devem ser bastante oclusivas para garantir um selamento do local a regenerar. O “Gold Standard” do protocolo ainda é a associação de membranas PTFE-e e enxertos autólogos. É necessária mais investigação para comparar as membranas reabsorvíveis às não reabsorvíveis.
Conclusão: Esta técnica demonstra elevada taxa de sucesso e grande previsibilidade quando comparada com locais que não foram submetidos a este procedimento, o que faz dela uma excelente opção na prática clínica quando os biomateriais são corretamente escolhidos e utilizados.