Fatores Dietéticos na cárie precoce de Infância
Mostra/ Apri
Data
2018Autore
Rodrigues, Vanessa Sofia Oliveira
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
A cárie dentária é a doença crónica mais comum na infância, sendo um grande problema para a saúde pública mundial. A cárie precoce de infância, na forma moderada ou severa, ocorre em dentição decídua antes dos 71 meses de idade, afetando tipicamente os incisivos e primeiros molares maxilares primeiramente. Esta doença pode ser prevenida, controlada ou mesmo revertida. Para prevenção, é necessário conhecer sua etiologia e os fatores de risco para o seu desenvolvimento. Existem numerosos fatores de risco associados, nos quais assume particular relevância o padrão dietético destas crianças conjugado com a inexistência ou inadequada higiene oral, sendo a sacarose o alimento cariogénico mais importante e mais amplamente utilizado pelo homem.
Objetivos: Este trabalho tem como objetivo efetuar uma revisão bibliográfica da literatura sobre CPI, acentuando a importância particular dos fatores dietéticos na sua ocorrência.
Materiais e Métodos: Realizou-se uma pesquisa na PubMed/Medline, com os MeSH terms: “early childhood caries”; “early childhood caries and children”; “early childhood caries and sugar”; “early childhood caries and diet”; “early childhood caries and sucrose”; “early childhood caries and review”.
Fundamentação Teórica: A cárie precoce de infância é considerada um grave problema de saúde pública tanto nos países em desenvolvimento como nos desenvolvidos. A carência económica e, consequentemente má alimentação estão relacionadas entre si e com o aumento da prevalência de cárie e da falta de acesso aos tratamentos. Esta patologia afeta a qualidade de vida e a saúde geral da criança e da família.
Conclusão: É importante aprender a ter uma boa alimentação, mas também bons hábitos de higiene oral. É fundamental alertar e instruir os responsáveis pelas crianças, pais, educadores e médicos sobre esta problemática.