Pacientes com Bulimia: Quais as Principais Manifestações Orais?
Abstract
A bulimia é uma desordem alimentar cada vez mais comum entre os jovens. Ela acontece quando estes pensam que o seu corpo para ser bonito e para corresponder aos padrões da sociedade atual deve ser um corpo com magreza extrema.
Um indivíduo com bulimia passa longos períodos de tempo a fazer uma restrição severa alimentar, seguindo-se depois um período de ingestão do máximo de comida possível para saciar a sua fome, que se torna incontrolável. No final de o fazer, por sentimento de culpa, irá induzir o vómito. A bulimia é por isso um ciclo de três etapas: dieta, compulsão e purgação.
Esta última fase do ciclo é a que deixa manifestações severas na cavidade oral, sendo que as principais são a probabilidade elevada de aparecimento de lesão de cárie, a xerostomia, o bruxismo, a hipersensibilidade dentinária, a erosão dentária, as alterações na ATM e o alargamento da glândula parótida. Se estas lesões forem diagnosticadas precocemente podem ser reversíveis, embora em casos mais severos e diagnosticados mais tardiamente possam levar à perda de peças dentárias.
A bulimia tem os seus primeiros sinais clínicos na cavidade oral, daí ser importante o médico dentista conhecê-los para conseguir diagnosticar a doença. Além disso, é necessário proceder a uma boa anamnese e a um bom exame intra e extra-oral.
Muitas vezes o papel do médico dentista é fulcral no diagnóstico da bulimia, pois ao serem detetadas precocemente as manifestações orais relacionadas com esta desordem alimentar, pode encaminhar-se o paciente, dando-lhe a ajuda que ele necessita nesta fase inicial da doença.