Nova Abordagem à Seleção da Cor Aplicável a Restaurações Diretas com Resinas Compostas: Apresentação de um Caso Clínico
Abstract
O objetivo deste trabalho é relatar um caso clínico de uma restauração direta em resina composta onde a escolha da cor foi efetuada através da aplicação do protocolo eLABor_aid.
Relato de caso clínico: Paciente do sexo feminino, com 22 anos, saudável, apresentou-se na consulta com uma restauração pigmentada no dente 11. Pois devido a extensão e a posição anterior causa incomodo estético à paciente.
Com o propósito de preservar a maior parte de estrutura dentária remanescente procedeu-se ao tratamento restaurador direto com resinas compostas.
Na escolha da cor foi utilizado o protocolo fotográfico eLabor_aid, que permite comparar virtualmente amostras de compósito e dente natural de forma objetiva e repetível.
A restauração do elemento 11 foi executada recorrendo a técnica da chave palatina e ao conceito de estratificação natural.
Discussão: na área da dentisteria direta a escolha da cor representa umas das fases mais delicada e controversa. Esta fase é considerada um elemento chave para se obter uma boa integração estética, no entanto por si só não é garantia do sucesso restaurador, também uma anatomia dentária correta representa um critério fundamental para cumprir com o objectivo do nosso trabalho.
Hoje em dia foram introduzidos protocolos de seleção da cor baseados sobre a objectividade em contraposição com os tradicionais métodos visuais. Estes novos métodos, como o sistema eLABor_aid, permitem uma maior previsibilidade do resultado e reduzem desconfortáveis erros de escolha de cor dentária que normalmente levam o clínico a situações de difícil gestão.
Conclusões: o protocolo eLARor_aid demonstrou ser uma ferramenta útil na seleção da cor das resinas compostas. Será necessária uma maior pesquisa, capaz de avaliar a real viabilidade na perspectiva das restaurações diretas com resinas compostas.