Manipulação Tecidual com Finalidade Estética Peri-implantar
Abstract
Perante um planeamento de implante são poucos os médicos dentistas que deixam de estudar o caso do doente para analisar a melhor maneira de realizar a colocação do implante para suprir a ausência dentária, sobretudo na região anterior superior, devido ao sorriso. Em relação á gengiva, o aumento da mucosa queratinizada é importante porque é ela quem protege o implante e impede que ele seja visivel, por isso os tipos e técnicas de enxertos gengivais vêm sendo estudados ao longo dos anos para suprir a necessidade estética de cada doente da melhor maneira possível.
Objetivos Este trabalho tem como foco realizar uma revisão bibliográfica sobre os vários tipos de enxertos de tecido gengival, principalmente em locais estéticos, como deve ser o planeamento cirúrgico nessa região bastante delicada e a manipulação caso ocorra no pósoperatório, uma recessão gengival não esperada.
Materiais e Métodos: Revisão sistemática da literatura através de bases de dados online. Inicialmente foi realizada uma busca das palavras-chave no site da PubMed e da EbsCohost. Na segunda etapa, os artigos foram selecionados com base nos critérios de inclusão: adequação ao tema pesquisado, estar disponível em Português, Inglês ou Espanhol passando por uma análise de seus títulos e resumos e posteriormente foram lidos na integra para verificação da adequação ao tema.
Resultados: O uso do enxerto gengival livre para o aumento da mucosa queratinizada foi um dos primeiros a serem realizados, só que o seu pós-operatório é o mais dificil de se lidar porque o paciente apresenta bastante dor por algumas semanas. Já o uso do enxerto de tecido conjuntivo é mais recente e apresenta variações de suas técnicas, onde o médico dentista pode realizar aquela que apresentar maior dominio. O seu pós-operatório é mais favorável em comparação ao enxerto gengival livre.
Conclusão: O pré planeamento de todos os passos da cirurgia de colocação do implante dentário deve ser considerado, visando a qualidade óssea e tecido mole ao redor do mesmo e dependendo do conhecimento prévio do médico dentista em tomar as precauções necessárias para obter um resultado funcional e estético.