Xerostomia em pacientes idosos: Impacto em portadores de prótese removível
Abstract
A xerostomia, conhecida como boca seca, é um sintoma relacionado com a falta de saliva e esta pode estar associada ou não à hipossalivação. A xerostomia e a hipossalivação têm grande impacto nos portadores de prótese removível pois a retenção das próteses fica diminuída pela falta de saliva, dificultando o uso das mesmas e aumentando a incidência de lesões na mucosa onde a prótese é suportada.
Este estudo tem por objetivo avaliar a qualidade de vida dos pacientes idosos com xerostomia portadores de prótese removível abordando os meios e métodos de diagnóstico existentes desta patologia bem como os possíveis planos de tratamento.
A pesquisa bibliográfica restringiu-se a 36 artigos científicos para a recolha da fundamentação teórica e foram incluídos 3 livros considerados pertinentes para o trabalho.
Para um correto diagnóstico, é fundamental ter em atenção os sinais e sintomas bem como o exame clínico intraoral da salivação normal dos ductos salivares, a palpação das glândulas salivares e a realização e interpretação dos meios auxiliares de diagnóstico.
O tratamento da xerostomia está muitas vezes relacionado com medidas gerais de controlo e preventivas, tratamento com substitutos salivares, tratamento com estimulantes e outros métodos alternativos como a acupuntura, a Terapia a Laser com Baixa Intensidade (TLBI), dispositivos incorporados nas próteses removíveis e intervenção cirúrgica.
É importante que nós, médicos dentistas, estejamos cientes desta patologia, principalmente em portadores de prótese removível, bem como as suas possíveis causas e fatores de risco, de modo a que possamos oferecer aos pacientes um bom diagnóstico, tratamento e acompanhamento para a melhoria da qualidade de vida destes.