Oclusão lingualizada em prótese completa
Abstract
A oclusão lingualizada demonstrou ser um padrão oclusal estável e com garantias de sucesso na reabilitação de edentulo totais com prótese removível. Apesar dos anos decorridos desde a sua desenvolvimento, esse esquema oclusal proporciona maior conforto aos pacientes em relação a outros esquemas oclusais, sendo aquele que traz mais vantagens.
Torna-se essencial conhecer a parte teórica e dominar a técnica de registos e impressões para alcançar a satisfação do paciente.
Objetivo: O principal objetivo desta revisão da literatura é fazer uma descrição dos fatores relacionados à oclusão lingualizada, na reabilitação de desdentados totais com prótese removível
Materiais e Métodos: Realizou-se uma pesquisa bibliografia nos motores de busca PubMed, MEDLINE, Reseach Gates, Science Direct e em livros e revistas da área médica; ou consultas feitas através de sites especializados que resultou no levantamento de 76 artigos dos quais foram utilizados 35.
Desenvolvimento: Os diferentes esquemas oclusais que existem nos dão a possibilidade de escolher entre eles o mais apropriado para cada paciente. A oclusão lingualizada tem uma série de vantagens que a tornam uma das primeiras a ser levada em conta na seleção do reabilitador. Além desta primeira escolha, devemos respeitar e ser muito rigorosos ao realizar impressões, em dois passos e com o objetivo de reproduzir todas as áreas essenciais para o suporte da prótese; e registros, onde se demonstre a importância de orientar o paciente para sua relação cêntrica com as vantagens que nos proporcionarão, ou na análise dos modelos para obter o máximo benefício de cada situação. Descreveremos em detalhe os passos a seguir em cada uma destas secções.
Conclusão: A oclusão lingualizada mostra excelentes resultados na reabilitação de edêntulos totais. Em comparação com outras alternativas que podem fornecer alguns aspectos superiores, eles não entram no conjunto de todos eles para superar isso.
Esses resultados não são sustentados do ponto de vista científico de uma forma categórica, uma vez que não há muitos estudos que nos fornecem evidências científicas.