Wax-Up e Mock-Up no Fluxo de Trabalho Digital
Abstract
Com a crescente procura por parte dos pacientes por um sorriso maioritariamente estético e com a vontade/necessidade de o médico dentista em evoluir e permitir que a era digital entre no consultório, grande parte do trabalho que numa reabilitação oral era até aqui convencional, passou a ser realizado de forma totalmente digital. Para tal, tanto o Mock-up como o Wax-up sofreram alterações significativas tanto a nível de produção, como da realização e aplicação em boca.
Objetivos: Abordar, sob a forma de revisão narrativa um tema que é o futuro da Medicina Dentária, com o objetivo de informar e fornecer mais informação sobre todo um mundo digital a novos médicos dentistas, recém-formados e estudantes de medicina dentária.
Mostrar como os passos técnicos do Wax-up e o Mock-up se integram no fluxo de trabalho digital, bem como explorar as suas vantagens e desvantagens na medicina dentaria atual em comparação com um método convencional de produção e realização dos mesmos durante uma reabilitação oral fixa, removível ou de dentisteria conservadora.
Materiais e métodos: Busca na base de dados da “PubMed” e no repositório “ResearchGate”,
e seleção de artigos científicos em inglês, espanhol e português sem delimitação de ano de publicação, recorrendo às palavras-chave “Wax-up”, “Mock-Up”, “Digital Workflow”, “Digital Smile Design”, “Esthetic Dentistry”.
Discussão: A evolução tecnológica trouxe novidades em todo o mundo e nas diferentes áreas do saber, e como tal, a medicina dentária não foi exceção, sofrendo alterações nos seus procedimentos, em grande parte motivadas pela procura, pelos pacientes de sorrisos mais estéticos e pela procura dos médicos em evoluir e melhorar o método de trabalho abrindo espaço à entrada da era digital entrou no consultório.
Áreas como a reabilitação oral e a dentisteria operatória dependem muito de um correto plano de tratamento, e como tal, a possibilidade de executar o Mock-up e o Wax-up com tecnologia digital na medicina dentaria torna-se pertinente, passando o que até aqui era feito manualmente em laboratório, a ser realizado em computador, e planeado através de fotografias ou scanners intraorais que são usadas em programas informáticos próprios, podendo assim os trabalhos ser alterados a qualquer momento de acordo com o desejo tanto do médico dentista como do paciente, algumas vezes nem requerendo a presença dos mesmos.
Consideraçoes finais: A introdução do fluxo de trabalho digital na medicina dentária, permitiu que tanto o Mock-up como o Wax-up se tornassem uma técnica mais facilitada e utilizada no dia-a-dia. Contudo, existem sempre vantagens e desvantagens, sendo a sua principal desvantagem, tanto do Wax-up como do Mock-up num fluxo digital, o valor dos equipamentos utilizados, mas como vantagens temos que tanto para o paciente como para o médico dentista todo o trabalho fica facilitado, principalmente, a nível de comunicação.