Avaliação da Qualidade de Vida em Pacientes Portadores de Prótese Removível de Arco Reduzido
Abstract
A Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde Oral (QdVRSO) consiste num indicador subjetivo e multidimensional importante para avaliar, através de instrumentos válidos, a saúde oral dos indivíduos. A sua correta avaliação é essencial na reabilitação de indivíduos com próteses de arco reduzido, que constituem um desafio clínico para os Médicos Dentistas.
Com este estudo, pretendeu-se avaliar a qualidade de vida de pacientes portadores de prótese removível de arco reduzido, a influência dos fatores sociodemográficos (idade e género) e perceber se a utilização deste tipo de prótese influenciou e forneceu uma melhor QdVRSO.
Este estudo observacional realizou-se numa amostra de conveniência não probabilística de uma população de 55 indivíduos portadores de prótese removível que procuraram consulta, na Clínica Universitária Filinto Baptista, do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS). Consistiu na aplicação do questionário de Perfil de Impactos na Saúde Oral Versão 14 (OHIP-14) seguido de um exame clínico da(s) prótese(s) dentária(s).
Os resultados indicaram que a idade, o tipo de prótese e o tipo de reabilitação não foram estatisticamente significativos com o OHIP-14. Porém, o género foi significativo, indicando que as mulheres apresentaram pior QdVRSO.
Neste estudo os indivíduos portadores de prótese removível de arco reduzido apresentaram uma melhor perceção no impacto da saúde oral relacionado com a qualidade de vida. No entanto, será necessário a realização de mais estudos com amostras representativas para corroborar as associações encontradas.