Tratamento da avulsão em dentes permanentes jovens versus maduros
Abstract
A lesão de avulsão, por definição, é o deslocamento completo de um dente para fora do seu alvéolo devido a traumas acidentais ou não acidentais, causando perda de um dente potencialmente saudável. A saída de uma peça dentária corta o fornecimento de sangue pulpar e expõe as células do ligamento periodontal ao ambiente externo.
O tratamento de escolha é o reimplante do dente avulsionado, por isso torna-se evidente a necessidade da existência e conhecimento por parte do médico dentista de protocolos de reimplante dentário para auxiliar sobre como conduzir e tratar a avulsão dentária.
Os traumatismos dentários são relativamente comuns na população e podem ocasionar trauma psicológico devido à perda do dente. Isso torna-se mais crítico quando o pronto atendimento não é conduzido de forma a favorecer a permanência do elemento dentário na cavidade oral. A International Association of Dental Traumatology (IADT) não pode e não garante um prognóstico favorável de uma aderência forte mas acredita-se que a sua aplicação pode maximizar as hipóteses de sucesso.
É comum que os dentes reimplantados apresentem anquilose e reabsorção radicular após certo período de tempo, sendo esta relacionada com o tempo fora do alvéolo após o trauma.
No caso de um dente permanente imaturo necrosado, o protocolo de revascularização oferece um resultado favorável para resolver a infecção e promover o desenvolvimento da raiz.