Abordagem digital e uso de novos materiais em reabilitação oral com prótese removível
Abstract
A alta prevalência de edentulismo e o aumento da expectativa de vida podem representar um problema de saúde pública. A prótese removível ainda representa uma solução social para este problema. As novas tecnologias digital CAD/CAM aplicadas ao mundo da medicina dentária, permitem a produção de próteses acrílicas com protocolos reduzidos em relação ao método convencional, produzindo economia de tempo médico/laboratorial e menor desconforto para o paciente.
O objetivo da reabilitação protética é a recuperação e manutenção da função oral usando dispositivos para cada paciente individualmente.
Com o tempo, os materiais e as tecnologias de fabricação passaram por uma considerável evolução, da fusão das ligas de cera perdidas, ao uso de resinas acrílicas, até ao desenvolvimento e sucesso dos sistemas CAD/CAM que permitem a produção de próteses estruturais e de alta qualidade com simplificação de procedimentos e redução do tempo de execução.
Os procedimentos tradicionais permitem a realização de produtos de qualidade através de alta capacidade e experiência dos operadores envolvidos na produção, refletindo-se na produtividade menos eficiente a um custo alto. A utilização de sistemas digitalizados assistidos por computador, permite a produção de produtos com redução do tempo de produção, associado à qualidade estrutural do produto acabado, o que produz uma redução global dos custos.
O objetivo deste trabalho é uma revisão da literatura sobre a possível aplicação de novas tecnologias que permitam o registo da morfologia oral, e a utilização do sistema CAD/CAM para realização de próteses totais removíveis em indivíduos desdentados totais, com a utilização de novos materiais.