A influência da oclusão no rendimento desportivo
Abstract
A influência da oclusão no rendimento desportivo é um tópico cada vez mais estudado por médicos dentistas devido à existência de casos em que a saúde oral interferiu na performance dos desportistas de alta competição.
Quando falamos da influência da oclusão dentária sobre o rendimento desportivo temos de abordar o tema da postura corporal, assim como o do sistema musculoesquelético. Esta relação é feita, pois vários estudos verificaram a existência da ligação entre as temáticas.
No desporto procura-se a perfeição das condições do corpo humano como meio de obtenção de melhores resultados. A comunidade desportiva tem dado muito ênfase à importância de uma “boca sã para um corpo são”, encontrando-se cada vez mais alertada para a influência da cavidade oral no rendimento desportivo.
O médico dentista tem um papel fundamental no diagnóstico e tratamento das patologias associadas à oclusão, estabelecendo uma oclusão dentária estável e contribuindo para melhorar a eficiência desportiva necessária para o desporto de alto rendimento. A questão da relação entre oclusão dentária, postura corporal e disfunção temporomandibular (DTM) têm vindo a ser colocadas.