Reabilitação Estética Anterior Dentosuportada em Cerâmica Pura - Coroas Totais versus Facetas
Abstract
A estética dentária é cada vez mais importante hoje em dia e o seu conceito varia de pessoa para pessoa, pois, é pessoal e subjetivo. Contudo, pode ser alterado devido a referências convencionadas e padronizadas de como um sorriso realmente deve ser, sendo, este conceito, desta forma infuenciado por vários aspectos, tais como a cultura e as condições socio-económicas, entre outros. Os pacientes exigem cada vez mais restaurações dentárias de qualidade, tanto do ponto de vista funcional como estético, o que originou a evolução das cerâmicas na Medicina Dentária. As cerâmicas são conhecidas por proporcionarem uma excelente estética e pela sua biocompatibilidade. Existem vários tipos de cerâmicas no mercado, que constituem possíveis alternativas quando aplicadas apropriadamente e respeitando as suas indicações clínicas.
O objetivo deste trabalho é aprofundar o conhecimento no que toca á reabilitação estética anterior dentosuportada em cerâmica pura, numa pesquisa acerca a aplicabilidade estética e funcional das cerâmica odontológicas, na Medicina Dentária, comparando coroas totais e facetas em cerâmica pura.
Para esta pesquisa bibliográfica foram pesquisados artigos científicos nas bases de dados PubMED e Google Académico.
As facetas cerâmicas são uma alternativa conservadora às coroas cerâmicas totais, tanto a nível de melhorar a aparência estética como a nível funcional no sector dentário anterior. A Reabilitação estética e funcional do sorriso foi introduzida na Medicina Dentária contemporânea, realçando tratamentos mais conservadores como o aumento de coroa clínica, branqueamento dentário, coroas totais em cerâmica e facetas por meio de materiais que simulem as estruturas dentárias. O Médico Dentista pode realizar alterações na cor e forma dos dentes, além de restaurar uma relação harmoniosa com os tecidos periodontais. Estas abordagens devem ser sempre as mais conservadoras possíveis e devem assegurar todos os requisitos estéticos básicos.