A fotografia em Medicina Dentária. Escrever em prática clínica com a luz.
Résumé
Em Medicina Dentária, a fotografia revolucionou o conceito de saúde oral, sendo hoje, um meio indispensável de avaliação e diagnóstico. Os documentos produzidos, para serem válidos, devem obedecer a regras precisas e serem executados com técnicas e equipamentos específicos.
A macro fotografia dentária é realizada com máquinas fotográficas reflex com boa resolução e fidelidade de cores, objetiva que evita distorções de imagem e permite proporções reais de reprodução 1:1, flash adequado que fornece iluminação uniforme da área emoldurada. As imagens obtidas com protocolos e técnicas avançadas permitem a leitura de detalhes imperceptíveis a olho nú de tecidos duros e moles. A máquina fotográfica torna-se um instrumento de diagnóstico não invasivo, que fornece informações sobre os estilos de vida dos pacientes, para implementar um plano de tratamento personalizado. Permite também interagir de uma forma multidisciplinar com colegas, médicos e, mais importante, com patologistas orais.
Objetivos: Dar a conhecer um guia prático sobre a utilização de macro fotografia em medicina dentária e demonstrar como o uso de imagens ou melhor, da fotografia, como documentação científica, pode realmente auxiliar o clínico e o paciente.
Material e Métodos: Para a realização deste relatório final de estágio, foram selecionados artigos científicos para análise, nos motores de pesquisa PuBmed. Como critério de inclusão, foram selecionados artigos de 1969 até à atualidade, na língua inglesa.
Resultados: Todos os artigos pesquisados estão de acordo que a utilização da fotografia em medicina dentária auxilia os clínicos numa correta execução da atividade clínica, na interação comunicativa com o paciente, no aumento da adesão ao tratamento, facilita a colaboração entre a equipa, atua como auxílio à pesquisa científica e, em casos de discordância médico-legais, pode servir como prova irrefutável.
Conclusão: Sendo a medicina dentária uma profissão centenária, algumas barreiras tiveram de ser rompidas para a introdução de tecnologias de imagem, consideradas demasiado invasivas por alguns profissionais. É comum, nos dias que correm, encontrarmos médicos dentista que não acreditam no poder da fotografia e no seu uso quotidiano. Em pleno século XXI é inevitável que a medicina dentária viva de mãos dadas com a tecnologia, sendo esta causadora de uma melhoria efetiva na prática clínica. Conhecer o progresso desta tecnologia em medicina dentária faz do médico dentista um profissional orientado para uma prática de nível e qualidade superior.