Tratamentos das Superfícies Antes da Cimentação de Coroas Livres de Metal
Abstract
Atualmente, as reabilitações total cerâmica são usadas para restaurações dentárias estéticas. Devido às limitações estéticas dos núcleos metálicos existentes nas coroas metalo-cerâmicas, a aplicação de restaurações total cerâmica, como inlays, onlays e coroas foi aumentada.
Sabe-se que o sucesso dessas restaurações depende de uma união estável do cimento e da cerâmica, um fator para conseguir isso é um bom tratamento da superfície interna das cerâmicas, por isso o principal objetivo deste trabalho é realizar uma revisão da literatura abordando a temática sobre os diferentes tipos de tratamentos que são realizados nos diferentes tipos de cerâmicas antes da cimentação.
Este trabalho foi baseado numa revisão bibliográfica, para tal foram utilizadas as seguintes bases de dados: PubMed, Medline, Scielo Google Scholar.
A partir dos resultados conclui-se que atualmente para o tratamento das restaurações total cerâmicas não existe um protocolo universal nem há consenso em relação ao melhor método de tratamento de superfície para alcançar uma ótima resistência à adesão da cerâmica sem alterar as suas propriedades, por isso são necessários mais estudos nesta áreas para se definir um protocolo de adesão para se obter uma ligação resina-cerâmica com estabilidade e persistência