Revitalização Pulpar em Dentes Permanentes Imaturos Necrosados
Resumen
A endodontia é a área da medicina dentária que versa o estudo da polpa dentária, dos canais radiculares, de todos os tecidos adjacentes e sua fisiologia, bem como todas as patologias a eles associadas.
Um dos grandes desafios com que a endodontia se tem deparado é na resolução dos efeitos da necrose pulpar em dentes imaturos com rizogênese incompleta. Pois, apesar da elevada taxa de sucesso da técnica endodôntica não cirúrgica, esta não volta a devolver a vitalidade, nem permite a continuidade do desenvolvimento da raiz nem o encerramento do ápex.
A endodontia regenerativa pretende controlar as infecções do sistema de canais radiculares, com a menor utilização possível de instrumentos, tendo sempre na irrigação a maior arma contra esta patologia.
Sendo que o sucesso deste tipo de protocolos assenta em três objectivos: eliminação da sintomatologia presente, aumento da espessura das paredes canalares e a continuação formação radicular, bem como, idealmente, tentar obter testes de vitalidade positivos.

