Terceiros Molares Impactados: Prevalência, Etiologia e Tratamento
Abstract
A literatura demonstra que a inclusão dentária é um fenómeno frequente, havendo uma variação considerável da prevalência e distribuição de dentes inclusos nas diferentes zonas da cavidade oral.
Os dentes com maior probabilidade de serem considerados inclusos são os terceiros molares superiores e inferiores seguidos pelos caninos superiores.
A definição de inclusão não é consensual. A etiologia relativa aos dentes impactados depende de fatores genéticos e ambientais, que provocam um bloqueio pelos dentes adjacentes ou osso, pela falta de espaço ou por uma má-posição dos próprios dentes.
Relativamente aos terceiros molares, embora alguns possam ser considerados assintomáticos, outros podem causar complicações: dor, infeção, quistos, fraturas mandibulares, tumores ou alteração do posicionamento dos dentes anteriores da mandíbula, bem como provocar cáries e a reabsorção da raiz do dente adjacente.
Objetivos: A revisão bibliográfica tem como objetivo clarificar quais são os terceiros molares inclusos com maior prevalência, e a sua etiologia e terapêutica clinica.