Primeiros Socorros em Traumatismos Dentários: Avaliação do Conhecimento de Professores e Auxiliares do 1º Ciclo
Abstract
Os traumatismos dentários ocorrem com frequência em crianças e adolescentes, e muitas vezes em contexto escolar. Desta forma os professores e auxiliares escolares devem estar preparados para prestarem os primeiros socorros, de uma forma adequada e atempada, sempre que um traumatismo dentário ocorra.
Objetivo: O objetivo deste estudo focou-se na avaliação do conhecimento de professores e auxiliares do 1º ciclo acerca das medidas de primeiros socorros a implementar face a um traumatismo dentário em dentição permanente.
Materiais e métodos: O estudo realizou-se numa amostra de conveniência não probabilística constituída por 109 professores e 40 auxiliares de 1º ciclo, pertencentes a diferentes agrupamentos escolares com um total de 21 escolas envolvidas. Consistiu na aplicação de um inquérito de resposta múltipla onde se encontravam descritas três situações de traumatismos dentários e atitudes de primeiros socorros a tomar. O processamento dos dados foi efectuado eletronicamente numa folha de cálculo (Microsoft Excel 2019®) e para o tratamento estatístico de dados foi utilizado o IBM SPSS Statistics versão 25®.
Resultados: Dos 149 participantes, 41,6% afirma já ter presenciado um traumatismo dentário, tendo em 97% dos casos ocorrido em contexto escolar. Perante as situações descritas, que envolvem dentes permanentes, apenas 16,1% optava por levar a criança de imediato ao Médico Dentista em caso de luxação dentária; somente 36,2% iria procurar os fragmentos e levar a criança de imediato ao Médico Dentista em caso de fratura coronária da peça dentária; e menos de um terço (28,2%) considera que procurar o dente, passar por água fria, reimplantá-lo e levar de imediato a criança ao Médico Dentista seria a opção mais indicada em caso de avulsão dentária.
Conclusão: Os resultados encontrados sugerem que o conhecimento de professores e auxiliares do 1º ciclo acerca das medidas de primeiros socorros a implementar face a um traumatismo dentário é insuficiente.