Desenvolvimento e Validação da Entrevista Clínica para Diagnóstico de Luto Prolongado (CID-PG) e Validação da escala Internacional da Perturbação de Luto Prologando (IPGDS)
Date
2020Author
Nogueira, Ângela Alexandra Monteiro da Silva de Sousa
Metadata
Show full item recordAbstract
Inicialmente existiam expectativas de desenvolver uma investigação sobre a temática do Luto Perinatal, foram recolhidos dados, no entanto, verificamos uma dificuldade na recolha que nos impediu de dar continuidade a essa investigação, por falta de tempo e dificuldade de encontrar quem aceitasse participar nesta investigação. Posteriormente, existiu a possibilidade de um trabalho conjunto com a Universidade de Zurich, no sentido da adaptação e validação de um instrumento de avaliação do luto prolongado, para a população portuguesa.
Dado o impacto na nossa sociedade, e a dificuldade existente de diferenciar o Luto do Luto Prolongado, esta dissertação explora o mesmo tema em concomitância com a validação e construção de instrumentos capazes de diagnosticar o Luto Prolongado, através de dois manuscritos.
O primeiro intitulado “Desenvolvimento e Validação da Entrevista Clínica para Diagnóstico de Luto Prolongado (CID-PG)”, tem como objetivo a construção e validação tendo como finalidade a realização de diagnósticos claros e robustos de Luto Prolongado de acordo com os novos critérios do International Classification of Disease (ICD-11) e para o qual foi utilizada uma amostra de 32 participantes, portugueses, em contexto clínico, que passarem por uma perda perinatal (grupo 1) ou parental (grupo 2).
Já a segunda parte intitula-se “Validação da International Prolonged Grief Disorder Scale (IPGDS)”, trabalho este realizado em conjunto com a colega Isabel Guedes, tem como objetivo principal a adaptação e validação de uma escala para a população portuguesa, que avalie o luto prolongado, segundo os novos critérios do ICD-11 e para o qual foi utilizada uma amostra de 284 participantes.
Concomitantemente, estes estudos clarificam a nova existência de instrumentos capazes de diagnosticar com robustez o Luto Prolongado. Os resultados demonstram que ambos os instrumentos, revelam boas características psicométricas para o diagnóstico do luto prolongado.
No que diz respeito à validade convergente, através do teste t, foram encontrados resultados estatisticamente significativos.