Avaliação e Intervenção Psicológicas na Depressão, Stress Pós-traumático e Stress Pós-traumático Complexo em Vítimas de Violência Doméstica
Abstract
A depressão, o stress pós-traumático e o stress pós-traumático complexo são perturbações dolorosas e incapacitantes que causam grandes problemas na vida dos indivíduos que sofrem delas. Neste sentido, torna-se pertinente a investigação nesta área, focada na validação de instrumentos e intervenções eficazes no diagnóstico e tratamento destas perturbações, de modo a que o seu impacto possa ser reduzido.
A primeira parte desta dissertação consiste num manuscrito com o título: Randomized Controlled Trial: Cognitive-Narrative Therapy on IPV Victims que tem como objetivo testar a eficácia da terapia cognitiva-narrativa no tratamento de sintomas de depressão, stress pós-traumático e stress pós-traumático complexo, numa população de vítimas de violência doméstica, com uma amostra de 19 participantes, dividas em dois grupos, sendo o grupo de intervenção submetido a uma intervenção cognitiva-narrativa. A segunda parte consiste num manuscrito com o título: PTSD & Complex PTSD Diagnostic Interview Schedule for ICD-11: Portuguese Version que tem como objetivo traduzir e validar este instrumento recorrendo a uma amostra de 24 vítimas de violência doméstica.
Os resultados permitiram verificar a eficácia da terapia cognitiva-narrativa no tratamento dos sintomas propostos, assim como a eficácia do instrumento no diagnóstico de stress pós-traumático e stress pós-traumático complexo apesar das suas limitações.