Certificação de um Laboratório de Ensaios Balísticos
Abstract
A demanda por sistemas que garantam o cumprimento escrupuloso da Qualidade é cada vez maior. Ciente deste facto, e da lacuna laboratórios de ensaios balísticos certificados e acreditados no mercado nacional, o CINAMIL pretende implementar nas suas instalações sitas da Amadora, um centro de ensaios balísticos que permita ao Ministério da Defesa em geral e ao Exército Português em particular, realizar todos os testes, ensaios ou certificações, inerentes à aquisição e manutenção de armas, munições e materiais.
Os procedimentos laboratoriais e científicos baseiam-se em parâmetros éticos e de qualidade, comuns, que certificam a competência da entidade para tais procedimentos, o preenchimento destes requisitos mostra-se importante na sociedade atual. Assim, para a identificação dos procedimentos necessários à certificação de um laboratório de ensaios balísticos do CINAMIL. Foi elaborada uma revisão bibliográfica, através da pesquisa em bases de dados, de livros e pela consulta das normas ISO disponíveis na base de dados do IPAC e do IPQ. Tendo-se compilado as normas a cumprir para a certificação e acreditação deste tipo de laboratórios. Elaborou-se um guião de entrevista-tipo, onde foram estipuladas palavras-chave que permitiram o direcionamento das entrevistas, e auxiliaram na obtenção / análise dos resultados.
Após a compilação da legislação e das normas de Qualidade e Padronização, identificou-se a existência de lacunas, relativamente à legislação sobre laboratórios de ensaios balísticos, havendo apenas menção legal (nacional) a espaços de ensaios balísticos ou de testes em materiais, na lei dos Bancos de Prova (Lei 41/2006). Observou-se a necessidade da criação de parâmetros exclusivos para o bom funcionamento de um laboratório de ensaios balísticos, bem como a definição de princípios normativos para a obtenção da certificação e acreditação de um laboratório deste âmbito. No que toca à elaboração do dossier técnico sobre ensaios balísticos, devido à ausência e desconhecimento sobre o equipamento que será adquirido para o laboratório, não foi possível concluir a elaboração do mesmo.