O calçado em idade pediátrica - critérios e grau de conhecimento dos pais
Abstract
Este trabalho surgiu da necessidade de analisar as caracteristicas do calçado infantil e avaliar o conhecimento que os pais têm sobre a escolha do calçado para seus filhos.
O estágio Erasmus no Hospital Podiátrico Bellvitge foi fundamental para motivar a iniciativa deste trabalho, observando a variabilidade de calçados que as crianças usavam nas consultas e as dúvidas dos pais sobre sua escolha.
Por isso, foi realizada uma primera fase uma revisão bibliográfica com metodologia PRISMA sobre as características adequadas do calçado infantil, de acordo com os diferentes autores, e sua influência nas crianças. Na segunda fase foi realizados questionários destinados a pais de crianças entre 3 e 6 anos (idade pré-escolar) para analisar o conhecimento que eles têm ao escolher calçados.
As características ideais do calçado infantil variam consoante a idade da criança. Os bebés não devem usar sapatos até começarem a andar. Os principiantes devem usar sapatos flexíveis com uma sola inferior a 3 mm. Os caminhantes dos 4 aos 7 anos vão usar sapatos com solas de 5 a 10 mm e contra-te. As crianças com mais de 7 anos devem usar sapatos com maior amortecimento, incorporando uma sola média.
Há um claro desreconhecível por parte dos pais na escolha dos sapatos dos seus filhos.
Como proposta futura, gostaria de analisar fisicamente o calçado da escola para medir a largura e o comprimento do pé, verificando o tamanho correto do calçado