Ergonomia em alunos do 5° ano do curso de Medicina Dentária do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS)
Abstract
O presente estudo tem como objetivo avaliar os níveis de conhecimentos sobre ergonomia dentária dos alunos do 5º ano do Mestrado Integrado em Medicina Dentária do Instituto Universitário de Ciências da Saúde. O trabalho foi efetuado em duas fases: por um lado, através de uma revisão bibliográfica para introduzir os conceitos de ergonomia em Medicina Dentária e por outro, através de um questionário online, onde se verifica os conhecimentos dos inquiridos sobre o tema. A amostra é constituída por 90 indivíduos. Os dados foram tratados no Excel 2013 e no Statistical Package Analysis for the Social Sciences 26.0 (SPSS). Foi pedido aos estudantes uma auto-avaliação da sua postura aquando trabalham, sendo que 38,9% referiu trabalhar incorretamente e 55,2% admitiu não adotar uma postura ergonómica, apontando como principal causa a falta de visibilidade a 85,6%. Quando inquiridos sobre conhecimentos teóricos de ergonomia verificou-se que 58,9% desconhecia as consequências de uma má postura e que 85,7% dos inquiridos já referia dor/desconforto ligada à prática clínica. A quase totalidade dos estudantes (96,7%) anuiu sobre a necessidade de mais aulas de ergonomia e a totalidade achou importante adotar uma postura ergonómica. Apesar dos alunos terem algum conhecimento teórico sobre ergonomia, grande parte não consegue aplicá-lo à sua prática clínica, tendo em conta que a esmagadora maioria já sofre as consequências de uma má postura. Os alunos devem ser instruídos desde os anos da faculdade a adotarem uma postura ergonómica, de modo a interiorizarem hábitos de trabalho corretos.