Bruxismo nas crianças: etiologia, diagnóstico, tratamento
Resumo
O bruxismo é uma atividade motora parafuncional dos músculos mastigatórios, caracterizada pelo contacto oclusal resultante de atividades mecânicas não-nutritivas, repetitivas e involuntárias, o mais frequentemente inconscientes.
Tem duas manifestações circadianas distintas: bruxismo do sono e bruxismo da vigília.
É uma patologia de etiologia multifatorial que se manifesta principalmente por desgaste dentário, mas outros elementos são importantes para o diagnóstico como questionários ou anamnese e também exame de polissonografia e electromiografia.
Uma vez o diagnóstico feito, o bruxismo exige uma assistência médica específica e multidisciplinar tal como psicoterapia, ortodontia, ortopedia, fisioterapia e cirurgia.
O médico dentista deve conhecer a fisiopatologia do bruxismo, estar atento em relação ao impacto na cavidade oral e no desenvolvimento geral da criança e a identificação dos vários fatores de risco para introduzir um tratamento adequado.
O objetivo do presente estudo é de realizar uma revisão sistemática integrativa sobre a etiologia, o diagnóstico e tratamento do bruxismo nas crianças.