Complicações na avulsão dos terceiros molares inferiores
Abstract
Este trabalho pretendeu realizar uma revisão de literatura integrativa sobre as complicações mais comuns relacionadas com à exodontia dos terceiros molares e para identificar os principais factores de riscos.
A exodontia dos terceiros molares, continua ser um dos procedimentos cirúrgicos mais frequentes, efetuados por médicos dentistas e, como noutros procedimentos cirúrgicos comuns, podem surgir complicações durante a cirurgia ou no pós-operatório.
A gravidade e a frequência dessas complicações têm vindo a diminuir, durante a última década, graças à melhor capacidade de identificar os riscos, aperfeiçoamento da técnica cirurgica e uma gestão e planificação mais cuidadosa dos casos.
Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica nas plataforma de busca (bases de dados) para expor as complicações mais comuns relacionadas com a exodontia dos terceiros molares e, identificar os factores de risco associados problemas tais como: idade do paciente, infeções, nível de inclusão das peças, danos neurológicos, bem como, naturalmente, situações anatómicas específicas do sujeito.