dc.description.abstract | Coroas de recobrimento total têm sido propostas há muitos anos como a opção de tratamento de primeira escolha. No entanto, esta técnica, hoje em dia, é considerada como invasiva, uma vez que necessita de uma retenção macro. Devido à sua força, longevidade, natureza conservadora, biocompatibilidade e estética, as facetas têm sido considerados como uma das modalidades de tratamento mais viáveis, pela sua estética, durabilidade e biocompatibilidade torna-as perfeitas para reabilitações dos sector anterior e é uma das razões que pode ajudar as pessoas com o bruxismo.
O bruxismo, que pode ser considerado um termo abrangente que envolve o apertar e ranger os dentes, é a atividade para funcional mais comum. O bruxismo pode resultar em problemas tão frustrantes para o paciente como para o dentista que o trata. Associada ao bruxismo estão sinais e sintomas como: desgaste dentário, sinais e sintomas de disfunção temporomandibular (DTM) cefaléia, dor de dente, mobilidade dentária e vários problemas com restaurações dentárias, onde podemos incluir as próteses fixas e removíveis. O sucesso de uma faceta laminada em cerâmica reduz-se a 60% naqueles pacientes que sofrem de bruxismo, tendo uma percentagem semelhante às restaurações metalocerâmicas na mesma situação. As facetas cerâmicas laminadas estão indicadas numa grande variedade de situações, já que podem corrigir a forma e a posição dos dentes; fecho de diastema, substituição de restaurações de compósitos antigos, mascarar de descolorações dentárias ou restauração de abrasões e erosão incisal dentária.
Em conclusão alguns autores observaram que a goteira oclusal reduz a taxa de falhas nas facetas laminadas em pacientes com bruxismo. Embora deva ser considerado pelo dentista alguns aspetos fundamentais, tais como a resistência à fratura, a estética, a cimentacāo e tipo de material para alcançar um tratamento ótimo. | pt_PT |