FACETAS CERÂMICAS: REABILITAÇÃO ESTÉTICA EM DENTES ANTERIORES
Abstract
Atualmente existem vários conceitos de beleza e uma forma de encarar esta realidade é a melhoria do sorriso de forma estética. A isto, devemos adicionar os numerosos avanços terapêuticos, que fizeram com que as facetas sejam um tratamento de eleição nas situações de estética comprometida.
As facetas são camadas finas cerâmica que estão aderidas ao esmalte natural do dente e, o objetivo é alteração ou retificação do tamanho, da cor, da forma anatômica, da harmonia e da fonética.
A reabilitação com facetas dentárias, são tratamentos mais estéticos, mais simples do que a reabilitação com coroas totais, porque requerem preparos mais conservadores. Essas técnicas com tratamentos conservadores são menos invasivas para tecidos duros e moles da cavidade oral, ou seja, há menos destruição dentária e têm uma resposta periodontal mais fisiológica.
Tradicionalmente, o tratamento estético de eleição eram as coroas de metalo-cerâmicas ou coroas em zircônia, que imputava um procedimento mais destrutivo para alcançar a retenção mecânica. Uma opção conservadora é recomendada sempre que possível, para não sacrificar uma grande quantidade de estrutura dentária. Nas restaurações com facetas apenas se desgasta entre 3% da estrutura dentária total.