Regeneração das papilas interdentárias por injeção de ácido hialurónico
Abstract
A deficiência papilar interdentária, principalmente na região central dos maxilares, é um problema estético para os pacientes e para os profissionais de saúde oral.
Várias técnicas estão descritas para a reconstrução papilar; entre elas, a injeção com ácido hialurónico parece ser um método não invasivo reconhecido. Atualmente, o ácido hialurónico mostra um efeito terapêutico significativo na restauração da estrutura e função dos tecidos na gengivite e na regeneração.
Objetivos: O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão sistemática integrativa, comprovando a eficácia da injeção de ácido hialurónico na reconstrução de papilas interdentárias deficientes.
Metodologia: Uma pesquisa bibliográfica eletrónica foi realizada nas bases de dados Pubmed, Cochrane, GoogleScholar e ScienceDirect com restrição de idioma (francês, espanhol, português, inglês) e data de publicação (a partir de 2009).
Diferentes tipos de artigos foram selecionados: estudos piloto, estudos de coorte, estudos randomizados, séries de casos. A pesquisa foi complementada por artigos de revisão como dissertações.
Conclusão: O ácido hialurónico injetável pode ser um tratamento promissor para melhorar a estética papilar e, assim, atendar as preocupações estéticas dos pacientes