Características Sintomáticas do Bruxismo e a Importância de um diagnóstico Correto
Abstract
O objetivo desta dissertação foi realizar uma revisão sistemática integrativa sobre a descrição dos sintomas do bruxismo, destacando a importância dos diferentes meios diagnósticos usados para o identificar.
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na plataforma de busca (base de dados PUBMED usando a combinação dos seguintes termos científicos: Bruxismo; Diagnóstico; Etiologia; T-Scan; Eletromiografia.
A pesquisa identificou 170 artigos, dos quais 24 foram considerados relevantes para este estudo.
Estes artigos forneceram dados importantes sobre a análise do bruxismo que tem vindo a tornar-se uma patologia cada vez mais comum podendo causar alterações funcionais e estéticas significativas, acabando por interferir na qualidade de vida dos pacientes que o apresentam. Esta doença pode causar diferentes sintomas sendo fundamental que o clínico seja capaz de os reconhecer.
A sua etiologia assenta num modelo multifatorial e devido à sua etiopatogenia particular é muito importante fazer o seu diagnóstico precoce.
O bruximo não é facilmente diagnosticado podendo ser um grande desafio para o médico dentista. Existem várias formas de o diagnosticar mas ainda não há um método de diagnóstico que seja muito confiável. Os métodos diagnósticos mais simples (questionários e exames clínico) deveriam melhorar e os exames, mais complexos e sofisticados, como a polissonografia, importante para identificar o grau da parafunção e orientar o tratamento, é dispendiosa e exige muito tempo para ser realizada.
No tratamento desta patologia deverá ser implementada uma terapêutica multidisciplinar. É essencial fazer um diagnóstico correto e preciso optando pelo tratamento mais adequado possível.