Manifestações Orais de Distúrbios Alimentares Papel/Atuação do Médico Dentista
Mostra/ Apri
Data
2020Autore
Jesus, Isabel Alexandra Graça Lopes da Silva Moura Rodrigues de
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
Resumo
O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática integrativa sobre manifestações orais e implicações clínicas dos distúrbios alimentares e procedimentos terapêuticos a serem adotados pelo médico dentista. Pretendeu-se, também, averiguar o papel dos médicos dentistas no encaminhamento de condições orais secundárias.
Efetuou-se uma pesquisa bibliográfica na PubMed, utilizando a seguinte combinação de palavras-chave: oral manifestations, eating disorders, oral symptoms, oral health, bulimia, anorexia, que identificou 278 artigos, dos quais 31, considerados relevantes, foram incluídos neste estudo.
A erosão dentária (79,2%), cárie (45,8%), sensibilidade dentária (33,3%) e aumento da glândula parótida (29,2%) foram as manifestações orais indicadas com maior frequência. A xerostomia (25%) foi apontada como achado patológico comum, transversal a outras manifestações orais. Não foram encontradas neoplasias malignas orais.
A maioria dos médicos dentistas possui um nível baixo de conhecimentos sobre manifestações orais dos distúrbios alimentares e não inclui nas suas práticas clínicas aspetos relacionados com distúrbios alimentares, havendo diferenças de atuação entre dentistas do sexo masculino e do sexo feminino.
Esta revisão pode servir como guia de atuação para médicos dentistas reconhecerem as manifestações orais dos distúrbios alimentares, facilitando o diagnóstico precoce e contribuindo para um tratamento adequado.