Técnicas de Matriz oclusal versus Técnica Convencional na Restauração Direta com Resina composta em dentes posteriores - Um estudo in vitro
Abstract
Várias ‘’stamp technique’’ (técnica de matriz oclusal) têm sido descritas como métodos simples para restaurar dentes cariados com topografia oclusal intacta, duplicando a anatomia oclusal quase na perfeição.
A replicação da anatomia oclusal dos dentes posteriores durante a restauração direta com resinas compostas, apresenta elevada complexidade devido à existência de sulcos, fóssulas e fissuras, exigindo conhecimento anatómico e habilidade técnica para esculpir corretamente todos os detalhes da morfologia oclusal, a fim de devolver função, integridade estrutural e oclusão adequados.
Do ponto de vista clínico a opção não é fácil, pois pouco está descrito com rigor quanto às eventuais vantagens técnicas, tempo dispendido ou até custos inerentes a qualquer uma das ‘’stamp technique’’.
Com este estudo pretendeu-se responder as algumas destas questões.
No final desta investigação, foi possível concluir que a técnica de matriz oclusal pode ser feita com diferentes materiais e que todas têm vantagens e inconvenientes.
Esta técnica é uma alternativa à técnica convencional em casos específicos de restaurações com resina composta, em dentes posteriores.
É um procedimento simples, facilmemente replicável e que devido à conservação da anatomia oclusal original, permite otimização do tempo clínico com redução de ajustes finais, sem comprometer a integridade marginal.