Alterações esqueléticas e dentárias na dimensão vertical em dentição mista
Abstract
Existem diferentes manifestações de alterações esqueléticas e dentárias na dentição mista, relacionadas com a dimensão vertical. Estes desequilíbrios, podem causar diferentes alterações, sendo que, o tratamento adequado realizado no devido tempo, é uma das tarefas mais importantes efetuadas na área da medicina dentária.
Objetivos : O objetivo desta revisão sistemática integrativa é demostrar as alterações esqueléticas e dentárias resultantes na dimensão vertical em dentição mista; avaliar a prevalência dessas alterações; definir a necessidade de tratamento ortodôntico assim como o tratamento mais adequado.
Material e Métodos : Foi realizada uma pesquisa na base de dados PubMed com combinações de diferentes termos científicos. Foram identificados 24 estudos, dos quais 7 foram considerados relevantes para este estudo.
Resultados : Há uma grande variedade de alterações esqueléticas e dentárias, na dimensão vertical em dentição mista. Essas alterações tem etiologia multifatorial, como fatores ambientais, sociais e psicológicos.
Conclusões : A mordida aberta e a mordida profunda são as alterações verticais mais prevalentes na dentição mista. O tratamento da mordida aberta é multidisciplinar, passando pela utilização de aparelhos funcionais intercetivos, terapia da fala, terapias de apoio psicológico e, se necessário, tratamento ortodôntico . O tratamento da mordida profunda é quase sempre ortodôntico. O tratamento precoce é essencial em alterações dentárias e esqueléticas na dentição mista.