A Saliva como meio diagnóstico da doença renal crónica: uma revisão sistemática
Abstract
A saliva é um constituinte corporal que tem sido bastante difundido no meio científico como um meio de avaliação e diagnóstico de inúmeras doenças sistémicas, pelo seu fácil manuseio e obtenção. Entre essas doenças está a doença renal crónica que a nível mundial vem se tornando além de um problema médico, um grande problema social e económico. Vários estudos já vêm sendo demonstrados a necessidade do desenvolvimento de programas de diagnóstico rápido e rastreio precoce, o que torna a saliva um meio potencial de diagnóstico e também monitorização da qualidade do tratamento de pacientes renais, em estadio terminal. O objetivo deste trabalho de revisão é fazer o levantamento bibliográfico acerca dos biomarcadores salivares relacionados a detecção, controle e diagnóstico da doença renal e que possa permitir principalmente direcionar um possível diagnóstico precoce da doença através de um simples e rápido exame da saliva.
No dia a dia da medicina dentária, os profissionais estão constantemente em contato com o fluido salivar o que facilitaria a obtenção da mesma direcionando o diagnóstico precoce de uma doença antes mesmo do utente apresentar os principais sintomas.
Embora a doença renal crónica seja tema de muitos estudos científicos, o mesmo não tem sido muito difundido dentro da área da medicina dentária, principalmente no rastreio da doença através da saliva, componente orgânico de fácil acesso para os profissionais da área.