Método digital de diagnóstico da Oclusão e seu desenvolvimento
Abstract
O contato dentário antagonista está no epicentro das interações dos componentes do aparelho dento-facial. O desenvolvimento de seu registo, causa cada vez mais interesse, o que estimula o desenvolvimento de novos instrumentos de análise e o surgimento de novos modelos de “scanners”, novos protocolos e tecnologias de digitalização em “Tridimensional”.
Objetivos: Descrever os métodos digitais para diagnóstico da oclusão, suas vantagens e desvantagens. Verificar se eles atendem aos requisitos e necessidades modernas e determinar a direção de desenvolvimento necessário.
Método: A literatura pesquisada foi realizada na PubMed (base de dados) sobre as palavras-chave escolhidas. Os critérios de inclusão envolvidos foram os artigos científicos em inglês com estudos realizados entre as datas 01.01.2014 e 31.12.2019. Os critérios de exclusão estão relacionados a artigos que não estão escritos em Inglês, os que estão fora das datas selecionadas a analisar e os que estão incompletos e que não tenham evidência científica ou que tenham baixa elegibilidade.
Resultados: A literatura demonstra que os sistemas digitais para avaliar a oclusão em muitos aspetos correspondem aos requisitos modernos e, em comparação com os analógicos, apresentam muitas vantagens. Também foram observadas falhas que precisam ser levadas em consideração ao usar essas ferramentas.
Conclusão: As vantagens dos métodos digitais: análise quantitativa dinâmica, os melhores métodos para armazenar e transmitir resultados e uma abordagem mais sistemática ao tratamento. A questão da precisão desses sistemas ainda não está encerrada, mas também não está claro qual o “erro” aceitável na prática quotidiana. Os métodos digitais já estão a substituir os analógicos.