Potenciação da Regeneração Fibroblástica com Laser
Abstract
Atualmente, a comunidade científica estuda de modo cada vez mais frequente os efeitos positivos dos lasers, viso a conseguir transpô-los para mais variadas modalidades terapêuticas. O crescente interesse provém dos variados estudos publicados que demonstram a capacidade da fotodinâmica de potenciar os processos de divisão e regeneração celular.
As membranas mucosas são tecidos epiteliais que revestem internamente cavidades do corpo que contactam o meio externo. Esses tecidos são constituídos por tecido conjuntivo, sendo este composto maioritariamente por fibroblastos. Os fibroblastos têm um papel essencial na cicatrização dos tecidos. Estudos sobre o aumento das suas funções na cicatrização têm vindo a ocupar uma comunidade científica.
Esta monografia pretende compreender como, e de que forma, a laserterapia poderá potenciar a atividade fibroblástica e, consequentemente, a regeneração tecidular.
Será testada, in vitro, uma linha celular fibroblástica (L-929) com laserterapia de dois componentes distintos (laser Diiodo e Neodímio) por forma a entender como, e de que modo, a fotodinâmica influenciará a regeneração das células acima referenciadas. Esta linha celular foi selecionada devido à sua replicabilidade do tecido mucoso. Na investigação será fundamental a técnica MTT como método de avaliação da viabilidade e crescimento celular. A investigação terá lugar no laboratório Cancer Researsh – IINFACTS CESPU e a aplicação da laserterapia na Clínica Universitária da CESPU Dr. Filinto Baptista.