Avaliação de Stress Pós-traumático na Adolescência e Relação com Gestão de Conflitos no Contexto Escolar
Abstract
A Perturbação de Stress Pós-traumático é uma das consequências mais comuns a nível psicológico e psiquiátrico quando se presencia um acontecimento angustiante (Pereira, 2012) o que, atendendo ao elevado número de catástrofes que têm vindo a ser reportados diariamente nos meios de comunicação, se torna das perturbações mais importantes nos nossos dias sendo, por isso, fundamental o seu conhecimento. Cerca de 70% dos indivíduos sofreram um, ou mais, traumas ao longo da vida (Benjet et la., 2016).
A presente dissertação estuda a perturbação de stress pós-traumático, considerando o diagnóstico e a gestão de conflitos.
Dado o impacto da perturbação no funcionamento psíquico, a presente dissertação explora a temática através de dois manuscritos. O primeiro intitulado “Versão Portuguesa da Clinician-Administered PTSD Scale for dsm-5 Child/adolescent” (CAPS-CA-5): Propriedades Psicométricas” tem como objetivo traduzir e validar a escala diagnóstica de PSPT e encontra-se na primeira parte da dissertação. O segundo intitulado “Os efeitos da exposição traumática no desenvolvimento de gestão de conflitos em adolescentes” compreende a validação e tradução do questionário formativo sobre gestão de conflitos e localiza-se na segunda parte da dissertação.
Em conjunto, estes estudos clarificam o impacto da PSPT na população alvo, bem como a importância de uma intervenção precoce.