dc.description.abstract | A redação deste trabalho completa a formação profissional do curso de mestrado em podologia infantil, ministrado pela ESSVA. Os estágios foram realizados com o apoio do programa Erasmus HPUB e nas instalações do ESSVA.
O principal objetivo deste trabalho foi apresentar as atividades e experiências adquiridas neste período de tempo. Na primeira parte do trabalho, descrevemos as práticas clínicas realizadas no HPUB. Seguindo um protocolo de validação em podologia pediátrica, observamos um total de 141 pacientes; 72 meninos. As patologias mais frequentes que observamos foram onicocriptose seguida de pés pronados; e as menos frequentes foram as alterações digitais e a patologia de Server.
Na segunda parte deste trabalho como resultado da prática clínica, observamos que os pés evoluem ao longo da infância com diferenças na estrutura e na função, neste sentido desenvolvemos um trabalho de pesquisa. O objetivo principal foi avaliar o crescimento fisiológico dos pés de crianças pré-escolares dos 3 aos 7 anos. Foi realizado um estudo observacional longitudinal com uma amostra de 179 indivíduos com idades entre 3 e 7 anos, a coleta de dados foi realizada em 3 ocasiões com 4 meses de diferença. Analisamos a evolução morfológica de comprimento e largura ao longo de 12 meses. Como resultados verificamos que existiram diferença nos valores máximos entre os gêneros. Concluímos que este trabalho e práticas foram muito úteis a nível formativo e profissional, promovendo a realização desta pesquisa, observamos um crescimento em ambos os géneros são maiores na faixa etária de 3 a 4 anos e com longitude e largura metatársica distinto entre os géneros na faixa etária de 3-5 anos. | pt_PT |