Expansão rápida da maxila no tratamento de distúrbios respiratórios do sono em crianças Uma revisão sistemática
Abstract
Introdução: A respiração oral originada por obstrução nasal crónica pode resultar em discrepâncias no desenvolvimento craniofacial e dentário, incluindo constrição do maxilar superior. Por predispor ao desenvolvimento de más oclusões e de distúrbios respiratórios do sono, como a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, a intervenção com expansão rápida da maxila permite aumentar o diâmetro transverso da maxila constrita, pela abertura da sutura palatina mediana.
Objetivo: Avaliar a efetividade no aumento das dimensões das vias aéreas, função respiratória, características do sono e no tratamento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono através da técnica de expansão rápida da maxila em crianças e adolescentes.
Materiais e métodos: Formulou-se uma questão de investigação, segundo a estratégica PICOS e orientação PRISMA. A pesquisa nas bases de dados: PubMed, Cochrane Library, SCOPUS e EBSCO utilizou combinações de palavras-chave, e incluiu artigos entre 2011 e 2021 em inglês. Estes foram avaliados qualitativamente através da Checklist Downs and Black.
Resultados: Incluíram-se 19 artigos que cumpriam todos os critérios de elegibilidade. O aumento das dimensões das vias aéreas através da expansão rápida da maxila revelou uma melhoria na função respiratória e da qualidade do sono nos artigos selecionados.
Conclusão: A expansão rápida da maxila aumenta a dimensão das vias aéreas superiores com consequências positivas no padrão respiratório funcional. É uma opção útil de tratamento para melhorar a qualidade do sono e com eficácia terapêutica a longo prazo em pacientes com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, já que estes apresentam alta prevalência de anomalias dentárias e craniofaciais.