Show simple item record

dc.contributor.advisorQUEIROGA, ANA CRISTINA LOURENÇO
dc.contributor.authorCharvin, Philae Marie
dc.date.accessioned2021-11-17T15:46:50Z
dc.date.available2021-11-17T15:46:50Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11816/3692
dc.description.abstractA ansiedade dentária, definida como o medo anormal de visitar o médico dentista, permanece um problema de saúde pública comum e significativo em odontopediatria. A musicoterapia tem sido democratizada como auxiliar tanto no ambiente médico-dentário, como na promoção e realização da higiene oral em casa, perante um comportamento pouco colaborante da criança. O objetivo do estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre a influência da música em odontopediatria no consultório e em casa durante a higiene oral. Na pesquisa bibliográfica efetuada na base de dados PUBMED com a combinação das seguintes palavras-chave: «children», «pediatric», «music», «audio», «therapy», «dental», «distraction» e «anxiety», resultaram 132 artigos dos quais 26 foram considerados relevantes para este trabalho. Os dados exploráveis são o tipo de distração musical, a ferramenta usada para ouvir música, o tipo de consulta, e a ferramenta usada para medir a ansiedade. A música tem sido demostrada como uma escolha popular e divertida. As crianças têm preferências em relação à sala de espera e gostam da música difundida. Durante a consulta, as crianças gostam de ouvir cantigas ou música escolhida por eles. Em casa, o uso de escova dentária musical foi apreciado mas não trouxe resultados conclusivos. No atendimento de crianças com necessidades especiais, a ferramenta musical é uma pista interessante e merece estudos complementares. Embora a evidência do efeito da música na redução da ansiedade seja inconclusiva, é uma boa ferramenta para aumentar a colaboração da criança, uma vez que é saudável, económica, sem efeitos colaterais e de fácil uso.pt_PT
dc.description.abstractDental anxiety, defined as the abnormal fear of visiting the dentist, is a common and significant public health problem in pediatric dentistry. Music therapy has been democratized as an aid both in the medical-dental environment and in the promotion and realization of oral hygiene at home, in view of the child's uncooperative behavior. The aim of the study was to conduct a literature review on the influence of music in pediatric dentistry in the office and at home during oral hygiene. The bibliographic search, carried out on PUBMED database with the combination of the following keywords: «children», «pediatric», «music», «audio», «therapy», «dental», «distraction» and «anxiety», brought 132 articles of which 26 were considered relevant for this study. The exploitable data is the type of musical distraction, the tool used to listen to music, the type of consultation, and the tool used to measure anxiety. Music has been shown as a popular and fun choice. Children have preferences in relation to the waiting room and like the music broadcast. During the consultation, children like to hear nursery rhymes or music chosen by them. At home, the use of a musical toothbrush was appreciated but did not bring conclusive results. In the care of children with special needs, the musical tool is an interesting clue and deserves further studies. Although the evidence of the effect of music in reducing anxiety is inconclusive, it’s a good tool to increase the child's collaboration, since it’s healthy, economical, without side effects and easy to use.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.subjectAnxietypt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectPediatric Dentistrypt_PT
dc.subjectDistractionpt_PT
dc.titleA influência da música em odontopediatria : uma revisão sistemática integrativapt_PT
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/masterThesispt_PT
dc.identifier.tid202780988pt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Medicina Dentáriapt_PT


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record