Distração audiovisual para reduzir a ansiedade em crianças durante tratamentos dentários: Uma revisão sistemática integrativa
Abstract
Introdução: A prevalência da ansiedade foi de 23,9% nas crianças no mundo. A "distração" é uma tática concebida para afastar a atenção, do paciente, da cura e da imagem negativa do desconhecido que está a acontecer para se concentrar em algo mais agradável que permita uma situação melhor para o profissional de saúde. Na nossa era de ecrãs e tecnologia, isto pode ser utilizado para aumentar a qualidade dos cuidados dos médicos-dentistas.
Objetivos: O objetivo desta revisão sistemática é verificar se existe uma evidência científica na utilização de métodos de distração audiovisuais, durante a consulta do médico-dentista, de forma a reduzir a ansiedade e o medo das crianças.
Material e Métodos: Uma pesquisa eletrónica na base de dados científicos Pubmed com umas combinações de diferentes termos científicos foi realizada. A pesquisa identificou 35 artigos e 12 foram considerados revelantes.
Resultados: Há uma mudança significativa nas escalas de comportamento, mas não tão evidente nos sinais vitais.
Conclusões: Esta revisão sistemática integrativa leva à conclusão que a DA parece ser útil para reduzir o stress e a ansiedade na realidade. Os resultados muito encorajadores em muitas escalas fisiológicas permitem-nos mostrar um verdadeiro interesse na prática clínica de Odontopediatria, no entanto os efeitos sobre os sinais vitais não parecem ser significantes. Introduction: The prevalence of anxiety was 23.9% of children worldwide. "Distraction" is a tactic designed to take away the patient's attention, healing, and negative image of the unknown, that is happening to focus on something more enjoyable that allows a better situation for the health professional. In our era of screens and technology, this can be used to increase the quality of dental care.
Objectives: The objective of this systematic review is to verify whether there is scientific evidence in the use of audiovisual distraction methods during the consultation of the dentist, to reduce anxiety and fear of children.
Material and Methods: An online research in the Pubmed scientific database with combinations of different scientific terms was done. The research identified 35 articles and 12 were considered revealing.
Results: There is a significant change in behavior scales, but not so obvious on vital signs.
Conclusions: This systematic integrative review leads to the conclusion that AD seems to be useful for reducing stress and anxiety. The very encouraging results on many physiological scales allow us to show a real interest in the clinical practice of Pediatric Dentistry, however the effects on vital signs seem negligible.