Repercussões da reabilitação com prótese fixa em zircónia sobre os dentes antagonistas
Abstract
Esta dissertação tem como objetivo a realização de uma revisão sistemática integrativa sobre as repercussões da reabilitação com prótese fixa em zircónia sobre os dentes antagonistas. Foi feita uma pesquisa na base de dados eletrônica PubMed usando a combinação dos seguintes termos científicos: antagonista, zircónia, desgaste, zircónio monolítico, interacções oclusais. A pesquisa identificou 548 artigos científicos, dos quais 32 foram considerados relevantes para este estudo.
A principal repercussão sobre o dente antagonista é o desgaste do esmalte avaliado com uma análise quantitativa (medições de perda vertical e de perda de volume para o dente com reabilitação em zircónia e para o dente antagonista) e uma análise qualitativa com as impressões, scanner 3D e microscopia electrónica.
Outros critérios foram também avaliados, tais como o impacto sobre os antagonistas em relação a um tratamento de superfície específico de uma coroa em zircónia, idade do paciente, sexo, actividade muscular nocturna excepto bruxismo e comparações com outros materiais dentários.
Esta dissertação tenta uma análise sobre as especificidades dos estudos in-vivo e in-vitro sobre o tema e abordar novas perspectivas, tais como a utilização do scanner intra-oral e novos processos de fabrico de peças dentárias de zircónia, como o « robocasting ».
Em conclusão, a perda de esmalte ainda seja difícil de avaliar, há uma necessidade de protocolos standard para comparações mais precisas e ligações entre os estudos in-vivo e os estudos in-vitro.