A ansiedade clínica dos estudantes do MIMD sobre o atendimento de pacientes na clínica dentária da CESPU
Abstract
Introdução
A aprendizagem da medicina dentária é uma área complexa e pode ser ansiosa. As exigências colocadas aos estudantes podem criar uma fonte adicional de stress. Isto pode diminuir o desempenho e o sucesso do tratamento. O presente estudo visa avaliar a ansiedade clínica e os diferentes fatores que causam ansiedade nos estudantes de medicina dentária do 5º ano.
Materiais e métodos
O trabalho foi dividido em duas partes. A primeira parte por uma revisão bibliográfica, na segunda parte por um inquérito online. O questionário foi divido em três partes. A primeira parte por questões sociodemográficas, a segunda parte com a ajuda da literatura e na última parte a gestão da ansiedade. Os dados foram tratados com a Programa Estatístico IBM Statistical for Social Science 27.0.
Objetivos
Analisar a ansiedade dos alunos do curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária na clínica da CESPU.
Resultados
99 estudantes do 5° ano responderam ao inquérito. A população do estudo era de 61 mulheres (61,6%) e 38 homens (38,4%). Há resultados estatisticamente significativos entre homens e mulheres: diagnóstico errado, má realização radiográfica, paciente não cooperante, anestesia local, grau de responsabilidade.
Conclusão
Os resultados indicam que os estudantes estão ligeiramente ansiosos em comparação com outros estudos e que não há diferença significativa entre homens e mulheres em geral. A ansiedade está, contudo, presente para diferentes fatores. É necessário criar um ambiente calmante para que os estudantes minimizem a ansiedade clínica.