dc.description.abstract | Introdução: O braquete ortodôntico é responsável por transmitir as forças decorrentes da deformação elástica dos arcos ao dente. Para que cumpra a sua função, deve ser fixado permanentemente à superfície dentária de maneira precisa. Assim, para aprimorar essa precisão, foi desenvolvida em 1972, por Silverman e Cohen, a técnica de colagem indireta.
Objetivos: Descrever a técnica de colagem indireta, comparando com a técnica direta em relação às vantagens e desvantagens, eficácia e eficiência, o material utilizado e o uso do sistema digitalizado.
Materiais e métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados EBSCO e PUBMED, utilizando os seguintes termos: “indirect bonding”, “brackets” e “digital. Os artigos teriam que ser publicados entre 2010 e 2021, avaliados pelos pares e com acesso integral.
Resultados: Foram encontrados um total de 258 artigos, restando 142 após remoção de duplicados. Foram excluídos 113 artigos por não apresentarem relevância e não obedecerem aos critérios de inclusão e exclusão. Foram incluídos no total 31 artigos.
Discussão: A técnica indireta é realizada em duas etapas, os braquetes são primeiramente posicionados em modelos de estudo e posteriormente transferidos para a cavidade oral através de bandejas de transferência individual. Para além de melhorar a precisão, aumenta o conforto do paciente na cadeira e proporciona uma melhor visualização tridimensional do posicionamento.
Conclusão: A técnica indireta tornou a colagem de braquetes ortodônticos mais fácil de realizar, mais eficaz, diminuiu o tempo de cadeira e requer uma maior força de deslocamento que a técnica direta. | pt_PT |