Implante Imediato, Precoce, Tardio qual escolher?
Abstract
Introdução: A colocação de um implante dentário em um alvéolo pós extração é conhecida como colocação imediata do implante, enquanto a colocação precoce do implante (4 a 8 semanas), refere-se à colocação do implante após cobertura completa dos tecidos moles após a extração. Finalmente, a colocação tardia do implante (12 a 16 semanas) significa a colocação do implante nas áreas edêntulas onde a cicatrização terminou com a formação de novo osso após a perda do dente.
Objetivo: Esta revisão sistemática tem como objetivo, comparar a fiabilidade, dos implantes imediatos, precoces e tardios e suas indicações.
Material e metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica eletrónica nas bases de dados Pubmed, Cochrane, GoogleScholar e ScienceDirect com restrição de idioma (francês, espanhol, português, inglês) associada à data de publicação (a partir de 2010). Diferentes tipos de artigos foram selecionados: estudos piloto, estudos de coorte, estudos randomizados, estudos de casos clínicos. A pesquisa foi complementada por publicações na forma de dissertação.
Conclusão: Hoje, o clínico tem a possibilidade de escolher entre várias opções de tratamento para a colocação de implantes pós-extração. Com base em um melhor conhecimento da biologia do tecido em locais pós-extração, critérios de seleção bem definidos estão disponíveis hoje em dia, para selecionar a opção de tratamento mais adequada.