O papel da ortodontia no tratamento da síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS)
Abstract
Introdução: A apneia obstrutiva do sono é uma doença que atualmente afeta uma grande parte da população mundial, sendo caracterizada por episódios de obstrução das vias aéreas superiores durante o sono, que podem levar à morte. A “continuous positive airway pressure” ou CPAP é o tratamento padrão para essa síndrome, mas não é do consenso geral, portanto, outros tratamentos, como aparelhos orais, são cada vez mais propostos para atender às necessidades dos pacientes.
Objetivo: Compreender melhor a síndrome da apneia obstrutiva do sono, bem como o papel da ortodontia no seu tratamento e diagnóstico.
Materiais e Métodos: Para a realização deste trabalho foi efetuada uma pesquisa bibliográfica de artigos científicos online em vários motores de busca PubMed, Scielo e ScienceDirect. A pesquisa identificou 382 estudos, dos quais 23 foram considerados relevantes para este estudo. Esses artigos forneceram dados importantes sobre a doença, seu diagnóstico e tratamento principalmente com o auxílio da ortodontia.
Resultados: Mais de 80 aparelhos orais foram descritos na literatura. Na área da ortodontia, as órteses de avanço mandibular são os aparelhos mais utilizados para tratar essa doença. A eficácia em curto prazo foi comprovada, poucos efeitos colaterais são relatados e, portanto, eles representam uma boa alternativa para tratamentos como cirurgia ou CPAP.
Conclusão: Várias opções de aparelhos estão disponíveis para o tratamento da SAOS, não há preferência por um tipo de dispositivo mesmo que seja preferível usar dispositivos ajustáveis e feitos sob medida. O papel da ortodontia, portanto, torna-se cada vez mais importante nesta doença tendo em conta todos os seus benefícios.