Hiperpigmentação Melânica Gengival: Terapêutica Alternativa com Laser
Abstract
A pigmentação da mucosa oral e da gengiva está associada a fatores externos e internos. Esta pode apresentar alterações fisiológicas ou patológicas, locais ou sistémicas (Doença de Addison, Síndrome de Peutz-Jeghers, Tumores), com início igualmente associado a distúrbios (Alimentares e/ou Tabágicos), infeção, trauma, ou uso de medicamentos.
A Hiperpigmentação Melânica Gengival (HMG) caracteriza-se pelo depósito excessivo de melanina nas camadas basais e suprabasais do epitélio, traduzindo-se macroscopicamente por manchas escuras na gengiva. Existem diversas técnicas e procedimentos cirúrgicos utilizados como metodologias terapêuticas salientando-se, nos últimos anos, a importância e previsibilidade da terapia com laser.
O objetivo deste estudo consiste na realização de uma Revisão de Literatura Integrativa no que diz respeito à Hiperpigmentação Melânica Gengival, sintetizando toda a evidência científica atual relativamente à etiologia da alteração da pigmentação gengival e à eficácia e comparação de três metodologias terapêuticas alternativas, Laser Diodo, Laser Er: YAG e Laser de CO2.
Nesse sentido foi utilizado como motor de busca a Pubmed, combinando vários termos científicos, resultando na identificação de 105 artigos, dos quais 29 foram selecionados por demonstrarem evidência científica relevante. Adicionalmente foi utilizado o Cochrane, do qual foram identificados 42 artigos e selecionado apenas 1, por se enquadrar no estudo.
A evidência científica comprovou que os três lasers demonstram elevada eficácia de tratamento para a HMG, no entanto, a estética, complicações pós-operatórias, recidiva e a preferência dividem-se subjetivamente, uma vez que, o follow-up é curto. Em geral o Laser Diodo comprova a sua eficácia e elevada satisfação, aquando da sua utilização.
Collections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Aplicação Cirúrgica do Laser na Exérese de Tecidos Moles Periodontais e Pigmentação Melânica Gengival
Ribeiro, Carla Alexandra Peixoto (2017)A amplificação da luz por emissão estimulada de radiação, mais comumente designada por Laser , foi descrita pela primeira vez por Albert Einstein, em 1917. Devido às suas características particulares que ultrapassam os ... -
Aplicações dos Principais LASERS de Alta Intensidade em Odontopediatria, em Tecidos Moles
Reis, Catarina Lopes dos Santos (2018)A tecnologia LASER foi inicialmente utilizada, em Medicina Dentária, em tecidos moles, substituindo o bisturi, cortando e cauterizando o tecido com a energia da luz. Os LASERS usados em medicina dentária têm diferentes ... -
Aplicações do Laser em Odontopediatria
Magalhães, Inês Pinto de (2015)No relatório de estágio o aluno descreve os três estágios realizados em atividade clinica nas três vertentes previstas complementares: clinica geral dentária, saúde comunitária e em ambiente hospitalar. No estágio de ...