Precisão do scanner intraoral utilizado para a confeção de próteses fixas com a tecnologia CAD/CAM
Abstract
Objetivos: O objetivo principal deste trabalho foi realizar uma revisão integrativa da literatura sobre a precisão do scanner intraoral utilizado para a confeção de próteses fixas com a tecnologia CAD/CAM.
Materiais e Métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica através da PUBMED (via National Library of Medicine) segundo os seguintes termos de pesquisa: “intraoral scanner”; “CAD-CAM”; “Measurement”; “Accuracy”; “Digital”. Os critérios de inclusão envolveram artigos publicados no idioma inglês e português, de janeiro de 2010 a dezembro de 2020, que avaliam o grau de precisão de modelos digitais obtidos com a utilização de scanners em Medicina Dentária.
Resultados: Os resultados mostram que a utilização de scanners intraorais permite a realização de trabalhos protéticos com uma maior acurácia quando comparado com a técnica convencional. Quando se compara um scanner intraoral (técnica direta) com scanners de laboratório (técnica indireta) observa-se um menor tempo de trabalho. Além disso os scanners intraorais apresentam uma acurácia maior que os de laboratório.
Discussão: Várias opções de scanner estão disponíveis no mercado, sendo possível constatar diferenças entre a precisão dos diversos sistemas. A precisão dos sistemas intraorais pode ser comprometida devido a presença de mais variáveis do que quando se realiza a impressão por scanner extraoral de modelos.
Conclusão: Os scanners em Medicina Dentária permitem a confecção de próteses fixas com a utilização de sistemas CAD/CAM com precisão aceitável, permitindo que se possa utilizar essa tecnologia dentro dos consultórios de Medicina Dentária com segurança e previsibilidade.