TESTE ELÉCTRICO NO DIAGNÓSTICO DA VITALIDADE PULPAR. REVISÃO SISTEMÁTIA INTEGRATIVA
Abstract
Introdução: A polpa dentária é um tipo de tecido conjuntivo laxo que, graças aos seus componentes, pode cumprir uma série de funções vitais para a unidade dentária ; conseguir avaliar este tecido representa uma dificuldade para o médico dentista , das diferentes técnicas dsiponiveis, irá ser abordda neste trabalho os testes de estimulação eléctrica (EPT);
Objectivo: avaliar a eficácia dos testes elétricos pulpares para o diagnóstico da vitalidade da polpa através de uma revisão sistemática integrativa das publicações científicas entre 2011 e 2021.
Metodologia: esta é uma revisão bibliográfica de maneira transversal dos estudos publicados de janeiro de 2011 a janeiro de 2021.
Estes serão comparados analiticamente com os resultados obtidos a partir de uma série de casos em que o pulpómetro foi aplicado como estratégia para a avaliação da vitalidade da polpa.
Resultados: dos 502 resultados da pesquisa, 44 foram seleccionados para serem lidos em detalhe, e destes 20 artigos foram incluídos para análise qualitativa e 7 artigos foram incluídos como parte da secção introdutória. Os dados obtidos nesta revisão ilustram como a doença da polpa pode ser detectada por várias técnicas, com sensibilidade e especificidade variáveis. O teste elétrico pulpar foi comparado com os testes térmicos de frio e calor, testes de oximetria de pulso, fluxometria laser doppler e fluxometria doppler por ultra-som.
Conclusões: Os testes de estimulação eléctrica provam ser fiáveis, reprodutíveis, fáceis de aplicar e económicos, pelo que, com base no acima mencionado, representa um teste de diagnóstico recomendado para este fim.