O apoio da piezocirurgia em avulsões complexas
View/ Open
Date
2021Author
Ermeneux, Jade Kim-Ly Marie Claude Emily Morgane
Metadata
Show full item recordAbstract
Introdução: A dificuldade de uma avulsão dentária depende de cada situação clínica. No caso de uma extração difícil, geralmente, o operador utiliza instrumentos rotativos e convencionais. No entanto, com a evolução da tecnologia, foi introduzida a piezocirurgia, que se baseia no princípio da piezoeletricidade inversa. A mesma é 3 vezes mais potente que os instrumentos convencionais.
Objetivo: O objetivo desta revisão sistémica é conhecer o funcionamento da piezocirurgia, a forma como pode ajudar durante a realização de uma avulsão complexa e os seus benefícios relativamente aos métodos tradicionais.
Matérias e métodos: Foi realizada uma pesquisa na base de dados PubMed com a combinação de vários termos científicos. Através da pesquisa foram encontrados 108 artigos que, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram considerados relevantes apenas 22 artigos, sendo assim, incluídos nesta pesquisa.
Resultados: Os artigos demonstram que existem várias vantagens do uso da piezocirurgia, tanto ao nível da capacidade de corte (micro vibrações, corte preciso e fino, sem grande pressão aplicada), como na conservação do osso e dos tecidos (seletividade do corte, risco de necrose diminuído, sistema de arrefecimento). Para além disto, é também benéfico para o bem-estar do paciente durante e pós-operatório (menos ruido).
Conclusão: A piezocirurgia é caracterizada como uma tecnologia adequada na realização de avulsões complexas, devido aos seus benefícios. Sendo também utilizada nas diversas áreas da medicina.