Fluxo digital versus fluxo convencional na colocação de implantes
Abstract
A cirurgia na medicina dentária é uma área que tem vindo a sofrer alterações nos últimos anos. Desde o século XIX até ao presente atual, a colocação de implantes osteointegrados evolui num sentido cada vez mais digital.
O objetivo deste trabalho foi comparar, investigar e explicar os diferentes fluxos de trabalho possíveis no planeamento e na colocação de implantes osteointegrados, tanto unitários como em arcadas totalmente desdentadas ou sobre prótese fixa.
Este estudo foi realizado através de uma pesquisa na base de dados da PubMed, utilizando as seguintes palavras-chave: Dental implants, conventional placement, digital e workflow.
Os resultados mostraram que além das técnicas convencionais ou mão livre, são também usadas na atualidade técnicas de cirurgia guiada estática (cirurgia guiada com guia cirúrgica) e cirurgia guiada dinâmica (cirurgia guiada navegada) com auxílio de impressões 3D.
De acordo com os resultados, a técnica de cirurgia guiada estática está numa fase crescente, em que o médico dentista está cada vez mais preparado para utilizar esta técnica, visto que as suas vantagens desde o conforto do paciente até à segurança da cirurgia são muito apelativas.
A cirurgia navegada dinâmica, ainda que mostre uma precisão imensa e uma segurança a outro nível, está numa fase de aprendizagem/crescimento com poucos estudos ainda feitos.
A técnica convencional, ou mão livre, não estando em desuso, pelo contrário, ainda é das técnicas mais utilizadas, no entanto, o fluxo digital conseguiu provar que a segurança, precisão e conforto são mais facilmente alcançados.